Gilson Braga dos Anjos Junior
Falar de novos negócios é falar de empreender com detalhes que passam despercebido e que são – ou se tornam – uma necessidade real para as pessoas. Às vezes, esse “detalhe” diferencia uma empresa de todas as outras, transformando-a em um novo referencial. Que detalhes são esses? Não há receita, não há método e tudo fica a cargo da criatividade em seu estágio mais puro.
Nesse cenário surgiram os aplicativos de carona paga, que posteriormente foram convertidos em serviços de transporte, e os aplicativos de entrega de comida. Ambos se reinventaram e inovaram dentro de suas inovações. Algumas empresas de transportes por aplicativo, por exemplo, passaram a entregar comida, mesmo havendo outras concorrentes. A seleção dos parceiros e a comodidade de rastrear a entrega ajudou a conquistar a clientela.
Outras empresas do mesmo ramo surgem a todo momento e cada uma apresenta um plus, a exemplo da Rappi, que entrega qualquer tipo de coisa, desde que caiba na mala no entregador (RAPPI, 2018, s/p).
Também é válido destacar o Airbnb, empresa que aluga quartos e espaços inteiros em todo o mundo. A empresa não possui nenhum imóvel para aluguel, mas facilita o contato entre locador e locatário.
Outra ideia curiosa e que tem dado bastante certo é a personalização do serviços. Em especial os serviços de entrega de comida, alguns restaurantes permitem que o cliente monte seu prato, em outros casos, padarias oferecem agendamento da entrega do pão, fresquinho e quentinho, facilitando o pagamento por período, sem necessidade de realizar o pedido diariamente.
Clubes de leitura e comércio de roupas também tem mostrado novidades. No primeiro, através de uma assinatura mensal você recebe livros e brindes em casa, muitas vezes são obras indicadas por intelectuais ou artistas com relevância no cenário cultural. Quanto as roupas, o que você acha de escolher a peça online e receber em sua casa para prova e finalização da compra?
Clubes de bebidas também são comuns e muitos são adeptos. Realmente é uma experiência diferente receber vinhos-surpresa para que se possa degustá-los, além de material impresso relacionado ao tema.
Na esfera financeira vivemos a ascensão das fintechs, startups de tecnologias financeiras que vem crescendo exponencialmente no Brasil e conseguem desburocratizar os serviços financeiros oferecidos tradicionalmente pelos bancos comuns e ainda com melhores condições.
A lista de novos negócios é extensa e sempre será atualizada. Não há limites para a criatividade!
Vinicius Roveda (2020, s/p) sugere que os setores com maior possibilidade de crescimento e inovação para os próximos anos são: Alimentação saudável e gourmet, clubes de assinatura, mercado pet, construtechs, cloud computing e inteligência artificial, economia compartilhada, beleza/cosméticos e coaching.
Segundo Mariana Iwakura e Thiago Cid (2020, s/p), há um crescimento da população de idade madura, com um menor número de filhos, mais pessoas vivendo sozinhas, mas cais casais com renda dupla e sem filhos e todas essas transformações sociais, ainda – e sempre – em curso começam a ser captadas por empreendedores atentos ao futuro. Com o uso da tecnologia, empreender tem sido fantástico.
Eis aqui um fundamento de suma importância: não se deve empreender por empreender. Observe a sociedade em sua volta, analise suas transformações, acompanhe as novas necessidades ou aquelas que nem são necessárias de imediato, mas que facilitaria a vida de qualquer um. Quando você for capaz de enxergar tudo isso e tirar sua ideia do papel, saberá que encontrou um novo negócio que pode revolucionar o mercado.
Por fim, é preciso lembrar que um empreendedor não deve olhar apenas os problemas como são, mas buscar neles oportunidades. Mesmo com recursos limitados é preciso conhecer o caminho a ser seguido e criar estratégias para se manter presente.
Sugestão de leitura:
DOMINGOS, Carlos. Oportunidades Disfarçadas: histórias reais de empresas que transformaram problemas em grandes oportunidades. Rio de Janeiro: Sextante, 2013.
REFERÊNCIAS
IWAKURA, Mariana. CID, Thiago. Os novos negócios do novo Brasil. Disponível em < http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI168216-17192,00-OS+NOVOS +NEGOCIOS+DO+NOVO+BRASIL.html >. Acesso em 30 mai 2020.
RAPPI. Perguntas Frequentes. Disponível em < https://www.rappi.com.br/blog/perguntas-frequentes-rappi/ >. Acesso em 30 mai 2020.
ROVEDA, Vinícius. Descubra 8 negócios lucrativos para já pensar em 2020. Disponível em < https://blog.contaazul.com/negocios-lucrativos-ideias>. Acesso em 30 mai 2020.
Deixar um comentário